domingo, 6 de agosto de 2017

[Bastidores] Capítulo II - PlanCosplay - Porque pra tudo tem que ter um plano

Olá pessoal
 Eu estou  feliz em dividir como pessoal que lê o blog, processos cosplaycos  através da TAG "Bastidores".

 E hoje  tema que curto bastante-   PlanCosplay!
 Que é parte de como faço pra planejar meus cosplays mesmo.

Eu sou dessas que gosta de organizar projetos cosplay,  isso era como   um passatempo para mim . Podia passar horas/ e realmente passo mesmo horas buscando referencias na internet, montando arquivos...relaxa, e me dá ideias.
 isso me ajuda a  fazer meus projetos e descobrir coisas novas dentro do Hobbie.
embora ultimamente  ando mais relaxada com isso - e fazendo algo muito na base da correria , mas é sempre  bom  pesquisar!
  o post segue ai pra quem quiser acompanhar o processo
 ↓



Projetos Cosplay!! 

  Para  mim  há duas situações que me motivam a fazer cosplay e que para tanto precisarei   planejamento de cosplay. A 1ª delas é por  intenção própria . Se eu assisto algum anime , se vejo alguma imagem de  personagem que me chama atenção - e vou pesquisar a série  ou ver algo sobre , ou se por exemplo - como aconteceu com cosplay da  kyoko sakura - a arma da personagem me chamou atenção. - num site de compras e fui pesquisar pra ver do que se tratava. E claro, já sabem o desfecho - fiz o cosplay XD

A segunda motivação é Grupos Cosplays. Ou me convidam pra participar, e  me indicam uma série / personagem pra fazer. Ou eu já vi a série, gosto da série  e de  algum personagem dela  , sei de amigos que irão fazer cosplay da mesma série, e combino com estes.
Chrno foi um personagem que  além de ter me
identificado eu o escolhi por  ter meu biotipo

Escolha de personagem 
 Como comentei no  tópico anterior  a escolha do personagem vai muito pelo meu interesse neste.
Geralmente é aquela mesma máxima,  escolho personagem com o qual  eu me  identifico , que me representa em alguma situação , ou possui alguma característica que  também tenha  ou que eu almeje ter.

Eu em muitos casos acabo observando biotipo físico  também - mas isso é um critério particular e peço a vocês que estão lendo  isso que não considerem  bodyshamming. Até porque não é do meu feitio criticar características físicas  para fazer personagem  x e y.... mas eu particularmente raramente faço algum personagem muito alto, ou com corpo muito avantajado. (quem me conhece pessoalmente sabe que sou uma tampinha magricela e despeitada-qqq).

Minha única ressalva disso tudo neste momento até então foi ERZA SCARLET - FAIRY TAIL, que possui  corpo avantajado. Mas minha escolha por ela , me pesou muito mais a história do personagem e as características psicológicas dela, do que os peitões XD 
Colocando imagens - foto e personagem lado a lado não ficou  tão ruim né?
Mas eu ainda me sinto em dívida com Erza, falta uma versão dela que quando fizer  me trará finalmente a sensação de dever cumprido.


Como vou trabalhar com esse cosplay
Aqui começa a parte do planejamento. Ok ,  gostei do personagem , e na minha cabecinha de vento desejei fazer cosplay dele ..EBA!
 A primeira  coisa que vem  pesquisar - incessantemente e isso durante todo o processo até o final inclusive pra fotografias. E ainda. Isso inclui , ver série , jogar o game (caso encontre o game para jogar - porque não - foi o que aconteceu com Hanayo) , procurar imagem  - muitas imagens - procuro fanart também (adoro fanarts),  conversar com que  gosta da mesma série, tudo que me ajudar a entender o que personagem,  é, eu vou pesquisar, e ao mesmo tempo colho imagem que me de referencias para cosplay - vejo desenhos , vejo arte original e vejo outros cosplayers que também fizeram este - God Bless WorldCosplay.net!!
Meu perfil no WorldCosplay.net.  quase não tenho postado , 
mas  uso muito para procurar cosplayers que já tenham feito 
versões  de personagens que intento fazer. é Muito bom!

E não satisfeita, se ainda me falta detalhes  de como fazer alguma coisa , como deve ser desenho da roupa ,ou acessório - eu também sou artista né! Eu crio meus próprios desenhos , minhas fanarts  do personagem , e inclusive desenho a roupa ou o  item pra ter noção de como a quero.
É bem verdade  ultimamente minhas  fanarts estão muito voltadas para homenagear  Dubladores japoneses - Seiyuus - que  esse desenho ai em cima tem bem mais a ver com Dubladores que faz esses dois Personagens - o da esquerda  de cabelo  castanho é o Touma Amagase - Dublado por Terashima Takuma ,e da direita de cabelos vermelhos Tachibana Lindo - dublado pelo Hatano Wataru - Mas  se querem pistas de meus proximos  Cosplays - fiquem  de olho em quem eu estou desenhando XD 

 Eu chego  a montar arquivos de powerpoint e imprimir , organizar  imagens em pasta pra  ter referencial impresso também - especialmente se vou  encomendar com costureira um cosplay por exemplo.
Powerpoints que  imprimi só para  ultimos quatro cosplays que estou montando!
 são referencias que  minha costureira usou - eu posteriormente acabo usando  tbem pra acessorios , pra poses fotograficas...etc..
Ás vezes o tempo não é suficiente pra fazer todo esse processão criativo , então nessas horas Tecnolgia vem a auxilio do cosplayer sempre.
 No celular e no tablet deixo meus referencias para  compra de material e orientação  da costureira pessoalmente eu Odeio Whatsapp mas confesso que  jah  usei isso tbém pra passar imagens de referencia.

E tem um aplicativo  de gerenciamento de  plano cosplay - o Cosplanner  que te auxilia com isso. Nele voce pode cadastrar personagem , material necessário,  processo se vc vai comprar ou irá fazer  as proprias peças, tempo de trabalho nisso, inicio do projeto e final ,  estreia ou agendamento de fotos por exemplo  - inclusive com valores  e vc tem visão geral   do  seu projeto cosplay.
É  muito interessante fazer isso por ele -  eu fiz o Akoya Gero - Binan Koukou por esse  sistema! e funcionou muito bem. Recomendo!
A interface é bem simples e  vc tem uma relação de planos de cosplay ali a mãos e facil de visualizar.
Voce pode cadastrar  projeto  jah iniciados , ou simplesmente os que vc tem interesse em fazer - quando vc começar  é que vc coloca data de inicio.




 

 


Aqui demonstrei todo  as informações cadastrada para o cosplay do Akoya Gero. 



 
Outros Cosplays cadastrados - Taiga - Toradora (acima) e Hotaru Futaba - Garou (abaixo)

 



Roupa 
 Atualmente  pra mim há duas saídas quanto a  roupa: Ou eu compro já  pronto , ou comprarei o  tecido e   encomendar pra costureira.
Eu já costurei algumas coisa pra mim - mas foram poucas e algumas peças efetivamente.
Não nego que almejo me aperfeiçoar, mas preciso de tempo disponivel.

peças de roupa -do cosplay de Kyoko Sakura - eu que fiiiz <3


Acessórios


Foto por: Julio Buósi.
O cosplay que eu desejei primeiro foi a  arma! 
 Não se difere muito do processo da roupa. Ou faço algo  ou encomendo algo de alguem como aconteceu com a Kyoko. A Lança dela - que  foi meu Objeto de desejo antes mesmo do cosplay - então eu comprei. mas  outras partes do cosplay  como o pingente eu que fiz , e desse cosplay ainda costurei a  saia de pregas rosa. o que pra mim me  foi motivo de grande satisfação <3 é uma delícia para mim fazer meus proprios acessorios e vestimenta.

 Meu problema  é  tempo x dinheiro. As vezes não  há tempo hábil para fazer, então  vamos terceirizar!
Quanto a perucas. sempre comprei por intermédio de  lojinhas até descobri Aliexpress...e atualmente , também  fazer uso do E-bay.
e Lentes também , só compro por intermédio de lojinhas. E atualmente os últimos  três pares que comprei com uma Chamada Nya Nya Shop. As vezes ela tem promoções muito boas!  mas o preço tabelado dela não  alto demais.


Uma das ultimas lentes compradas - Era pro Tokiya - mas serviu  bem pra  Ruby -qqq 


Mãos a obra
Mesmo quando  terceirizo quase todos os processos. ainda tenho Algumas preocupações.
 Se encomenda com costureira ,  eu mesmo escolho tecido e  aviamentos - Eu amo isso!
As vezes cosplay tem no tecido um determinado  tipo de estampa que  não acho - eu  estilizo o tecido pra então a costureira costurar - Fiz isso com uma  das versões da Hanayo koizumi que estou fazendo atualmente e como o Iku Kannazuki - que não achava a abençoada sarja  com listras.   e  fiz uma sarja com Listras pra mim!
E o trabalho que dá sair pintando tudo antes de costurar <//3
mas quando vc quer algo bem feito - faça você ué!
Tenho uma camisa  ainda pra  pintar do Gin- que achei a camisa branca  e sou obrigada  estilizar a estampa de flores.

teste  e desenhos pra fazer a pintura  além de Previas e teste do  cosplay- a  roupa  - preciso de peruca branca - fato!!

Quando é compra  de cosplay  completo - minha preocupação é com medidas.
 Padrões Japoneses e Chineses nem sempre confere com  o que visto - alias é raro mesmo. sou bem anormal -qq
o ideal sempre para mim é  pegar um numero maior e   ajustar a roupa.
 Foi assim com cosplay da  Hanayo  chinese Idolized comprei um numero um pouco maior que o meu e mandei apertar onde estava  sobrando. e fiz algumas alterações de estrutura de cosplay - para ficar mas  confortavel.
 Hanayo Koizumi  Chinese Idolized .
Foto  e edição por: César Matsuda  e sim!! Editada  e cheio de brilho porque sim!!


"Epa Kelly!! quer dizer que vc   altera estrutura do cosplay original?

Yep - se  isso  fizer com que  eu vista melhor e  se encaixe melhor , e me permita conforto de movimento  , ou até esteticamente - por exemplo se cosplay é curto de mais  e eu odeio roupa curtas - odeio  odeio  odeio (desculpa tenho piras por isso). eu vou  "encumpridar" mais a saia , ou short pra me sentir  mais confortável.
Faço isso porque não faço competições.  então me permito  ao conforto de usar cosplay e ser feliz - da forma como eu  bem entender.

O  tempo que gasto pra  fazer um cosplay  desde  inicio de um projeto até finalização uso - e fotogafia - é muito relativo!  porque  depende  de todos  fatores acima - se encomendei  cosplay  pronto   importado ,  o correio entregou certinho , se  houve atrasos  no Brasil  ,  ou se encomendei com costureira de confiança- esta também  teve atraso  para entregar ou não , ou  se compra de lojas  brasileiras - cosmakers, se já tenho acessorios  - peruca  e lente ou se vou importar. Se algo simples  ou se é elaborado.
O de praxe , eu levo cerca de um  ano pra fazer cada cosplay.
Mas há projetos que comecei com muito mais tempo e não  conclui ainda ,  e outros que  fiz muita  mais rapido (02 a 03 meses).
 no meu caso também vai muito do  o quanto   estou  engajada no projeto.  tem  épocas que  pego firme e faço. e tem  outros momentos que  vou  protelar o máximo que puder. Como é um hobbie  não me preocupo com prazos. Uso quando puder o cosplay, e não vou me martirizar por  que to sem cosplay X ou y pro evento Z



Datas de Estreia
Quando comecei costumava planejar cosplay pra eventos  X e  y  Isso  é legal fazer  porque ai você estabelecer metas e se sente mais motivado ao fazer as coisas.
Ultimamente tenho estreia do cosplay meio que em casa -qqq













A taiga é um desses cosplays que estreei em casa..e soh depois de uma no que usei ele em evento - e ainda não foi  de anime oficialmente -  mas foi um  matsuri aqui de Indaiatuba mesmo

E quase não venho fazendo eventos e nem  ensaios - a não ser fotos  que meu namorado tira para mim, então  já pode  perceber como está minha motivação pra fazer cosplay ( é.... u.u")
  Mas quando posso vou a eventos. Atualmente meu favorito tem  sido o CAF - de Campinas - é proximo,  o Lugar é bom! não é tão sofrido como ir para São Paulo  ou pra eventos grandes!  eu vou volto  no meu tempo- não preciso esperar ou depender de caravana - embora a equipe que  vou de caravana é sempre muito boa, não fico a mercê de coleguinha que quer ficar até o ultimo otaku brisado sair do evento  -qqq  e o mais importante  Encontro gente que realmente quero ver , com mais tempo  pra conversar.
Não que  eventos  grandes sejam muito ruim - não é de todo -porque  geralmente as companhias compensam. mas questão de  publico - evento , os eventos menores estão mais tranquilos e atrativos para mim.
Estou nos altos 28 anos de  idade sendo que a 8 anos deles eu faço cosplay - tem horas  que  me sinto uma titia.
Então me reservo no direito de ser tão ranzinza quanto -qqq
 



Formatação atual
 Eu coloquei esse tópico porque apesar de preferir  todo o processo criativo que comentei - escolher personagem montar arquivo de  powerpoint , fazer desenho se precisar  pra  poder  entender  dinamica de uma vestimenta ou acessório , etc. atualmente , por alguns fatores ando fazendo muito dos meus cosplay por convite de alguns amigos.
Quando isso acontece não me preocupo tanto com processo , vou simplemente fazendo.
 literalmente decido personagem , e  versão -  o  que é  geralmente em grupo , pesquiso  custo  beneficio de  compra  pronto ou mandar fazer, e adquiro o que necessario.
Isso é estranho   parece até linha de produção de fábrica, né? particularmente eu penso  que  seja.

E  isso significa que já fiz algum cosplay qual  talvez a versão feita não efetivamente a minha favorita.
A Ruby é um desses personagens que  fiz que
eu gosto do personagens mas a versão da roupa não me agrada muito
gosto de coisas elaboradas na verdade.

E francamente  , percebo que perco minha essencia dentro do cosplay quando me submeto a isso.


Desabafos dos contras de ser Cosplayer.

Essa parte e alguem  me levei um bom tempo em reflexão.
Porque  o que posso listar aqui pode fazer com que alguem pergunte se realmente vale a  pena continuar no  hobbie.
 e são algumas desses:

* Facilidade  de se  montar um cosplay hoje
Esta  bem mais facil do que  quando comecei , e  eu já comecei  em uma época que  voce podea ter meios de conseguir acessórios sim de cosplay  - um  tanto trabalhoso mas possivel. Mas hoje  está super facil,  e literalmente chove meios de se compra um cosplay inteiro em minutinhos. Aliexpress   e-bay , importações com intermediario , grupos de venda on line facebook) -até seu amigo do lado pode compra  algo de cosplay e ter na mão  e vc nem se dá conta.
 Eu   costumava ter um esforço grande pra montar o meus .... e hoje vejo que    com clique e alguns meses de  espera  tenho tudo montado. Mas  eu ainda sou muito fã do processo, e ao  meu ver  quando voce facilita demais isso perde o atrativo.
admito que tenho cosplays que comprei inteiramente prontos - que  gosto muito. mas o processo  não me deu mais prazer doque aqueles que encomendei com costureira e  a auxiliei fazendo  algumas peças... ou  naqueles que  desenvolvi meus proprios acessorios

* os cosplayers  estão melhorando  e os eventos  não acompanham isso.

 Isso mesmo ,   estamos  hoje uma era que  cosplay tah cada vez mais elaborado e  cosplayers estão investindo pesado.
Voce  ve muita gente arrasando!

mas o  eventos  não acompanham essa evolução  toda do cosplayer.
depois de muita reclamação  é que  alguns  colocaram camarins pra cosplayers por exemplos , com espelho  - quando tem se  é que tem  as vezes é tão cheios que  mal  conseguimos usar o espaço..

os eventos estão também cobrando mais caro ... é  crise  já sabemos.
mas cosplayers por exemplo  geralmente acabam se tornando um atrativo pra eventos também. porque não facilitar dando  pra essa pessoas um auxilio - um desconto de 30 %que seja  de uma entrada de evento, um brinde que seja    nós nos  sentiríamos mais  queridos sabe.

* mimimi  e os donos do personagem.

 tem  cosplayer que briga por  personagem.
 isso é feio ... é sem noção... o personagem é do autor ,  e tem seus direitos  vinculados a uma empresa.  voce pode adora ele mas ele  não é exclusivamente seu.
 então acho bem  desnecessario quando vejo brigas - especialmente na internet que é terra de ninguém mesmo.  com relação a personagem - "eu  farei fulana  x porque   adoro ela  e soh eu  posso fazer" . ou "AAh meu cosplay é muito melhor   que seu porque tem tecido x y z  com fio dourado e e pó de  chifre de unicórnio!" -qqq

 aaaaaaaaaaaaaaahh me  poupe ,  se poupe nos poupe.
Gosto de ver pessoas  que fazem cosplays  de personagem que também faço  - troco ideias  pra melhora meu cosplay  em   alguns partes que pode ser que essa pessoa  já fez e funcionou.
Foto por : Renata Deriel -  eu  e a Seichan <3
Aquela delicia de fazer cosplay e  encontrar os colegas quem  também gosta do mesmo personagens

Eu não nego:  eu comparo meus cosplays também...mas não pra  criar caso  -mas pra saber onde posso melhorar  que  o colega que fez o mesmo personagem  já conseguiu
 e não para  ficar atirando farpas na internet. eu tenho  preguiça disso.

* A delicia e sofrencia de se montar grupos.

grupos envolve pessoas ...e pessoas são complicadas.
 nem sempre um grupo grande vai ser  todos certinho e  todos os integrantes se dão bem. porque sim somos todos  pessoas , e há diversas  personalidades ali.

eu  sofri isso na pele tentando fazer parte de um grupo de 9 pessoas.- era uma das integrantes.
 não deu  100% certo. na verdade se deu 20%  poderia ficar feliz ...mas  não chegou a  isso tudo.
porque a motivação do cosplay das pessoas são muito diferentes - e não há equilíbrios - ao passo que cosplay é muito  um trabalho egocentrico -tem sempre alguem que procura se  sobressair.

se  não se pensa de forma coletiva -  não funciona.

mas  ao mesmo tempo é um super teste de paciencia e  de respeito- respeitar a limitação dos colegas ...
quando se consegue isso - grupo cosplay pode ser os melhores amigos que voce pode ter.
foto por  Otaku company - Metabee
Adoro essas meninas - apesar das tretas tudo -qq 

Mas deixo exposto ao final que pra mim vale a pena continuar. Vale sai da  rotina, vale ser diferente da mesma Kelly Meira de sempre.
Vale apenas passar umas horas sendo um personagem que admiro.
É meu direito a o que pra mim encaro com  passaporte de ida pra terra da fantasia -e esquecer os problemas do  cotidiano.

 não posso  troca isso por nada.

 Novas motivações? 

 Estava tentando me acostumar com ideia de ter grupo cosplay e me motivar a fazer  como os amigos.
mas isso não funciona sempre pra mim - porque boa parte dos meus cosplay sempre  lidei sozinha e vejam só encontrava grupos em  eventos. sempre me diverti mais dessa forma
a motivação do meus cosplay sempre foi  meu carinho pelo personagem, autor.
quando esqueci isso - meus cosplays  não ficaram tão bons.

César é uma pessoa que sempre me fala isso -  faz algo por você... porque vc quer.
realmente ele admira meu cosplay da Taiga porque o fiz por mim.
 é utopia eu pensar  que fazendo cosplay  X porque alguem me  indicou e para fazer grupo vou ser bem sucedida - o que as pessoas enxergam de vc  nem sempre é a verdade sobre você.então essa pessoa não tem como julgar que personagem  X - vai ficar bom pra você se  vc tem personalidade  adversa do personagem.
atualmente tenho receio quando me indicam - faça fulano. sempre tenho que ver o personagem e se gostar faço.
 eu não faria  a nico por exemplo - em Love Live, e nem a  Honoka., e a Maki apesar de ter versões delas que gosto da roupa,e a maki ser uma personagem que também gosto - minha terceira favorita do Love Live original.
Mas sou dessas que dá uns três minutos de coragem , e encara desafios ...eu gosto - Iku kannazuki vai ser um desses. ele mais atlético e animado do que eu efetivamente sou -mas farei.. estou apreensiva , ele na verdade também foi uma indicação, mas farei, porque gostei muito do personagem, é meu boy de  outubro do Tsukiuta <3
 

Iku Kannazuki  um dos membros do  Procellarum  - Tsukiuta - Versão anime LOLV e Versão Drama- CD  One Chance? - Meu Bebe gente!! Coisa mais linda!!Estou fazendo vc Sim! <3

 também há caso de que voce não se sente confortável na versão do personagem que seu grupo fará.
 um exemplo disso é essa  hanayo que  estou terminando agora.
é uma versão  swimmgpool e eu amo a  hanayo -é um personagem que gosto apesar de ter feito em grupo.
mas quem me conhece sabe que  odeio  biquini , não entro em água e vou a  praia de botas -qqq
 eu fiz o cosplay, não usei  ainda
Pra saberem  que versão é! - que vergonha gente!
Eu não sei ....acho que essa ninguem vai ver por aqui mesmo.
Mas não to satisfeita com meu corpo , e estou bloqueada com ele.
e não tenho coragem de divulgar cosplays de roupa curta.
Estou no dilema com esse cosplay.

e me sinto bem desmotivada atualmente.
Isso não significa que vou parar com cosplay- apesar de estar pensando sobre isso também.

Antes  de mais nada  eu to tentando retomar minha motivação inicial com isso  com um plus adicional.
 lembra que comentei que me tornei fã  também de dublagem  em especial  a japonesa - dos animes.
tenho prestado atenção  nos personagens  dos dubladores que gosto , e analiso se é um persoangem que  gosto ,  por alguma caracteristica em  particular, quer estilo, visual,  carecteristica psicologica ou  historia, e se ele  também tem  a voz de um seiyuu que admiro . Certamente eu irei fazer cosplay. e  homenageio ainda meu  querido Seiyuu favorito.
Efetivamente - tem acontecido de somar a meus projetos  cosplays de utapri e tsukiuta por exemplo - que amo o cast de paixão.
  E Servamp,  que farei com certeza o Mahiru-kun <3( dublado por Terashima Takuma, meu Idol -qqq)




 










da esquerda pra  direita : Mahiru-kun e Kuro (anime Servamp) , meu Kuro (Plushie) socializando com Usa-chan e Kyuubei , e  um Gifzin  maroto do  teste de cosplay -qqq 

----------

Bom isso foi um pouco do processo.
 eu acho que muita gente segue mesma linha de raciocínio.
independente o importante é se divertir.

se você que leu isso aqui também é cosplayer , conta pra nós ai nos comentarios um pouco do seu processo criativo.

até a próxima!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo(a) a Este blog,
Pode deixar seu recadinho ;D
E volte sempre! ♥


Pedindo por gentileza:
Seja educado(a).
E propagandas, fica a critério da autora do blog a permissão da divulgação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...